sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Carnaval com sustentabilidade

Nessa sexta-feira 13 tem início o carnaval no Brasil. Mas tem como aliar a sustentabilidade com essa festa repleta de alegria?
Segundo o site Planeta Sustentável, dá sim... é só seguir algumas dicas:




1. SEJA UMA BOA VISITA - Não importa se você vai viajar nesse feriado ou ficará na sua cidade: quando estiver curtindo o Carnaval, na rua, respeite o espaço público! Fazer xixi no asfalto, destruir placas de sinalização, subir em cima de árvores e depredar monumentos não tem nada a ver com diversão, mas sim com falta de cidadania. Aproveite o feriado sem destruir os lugares por onde passar.


2. FAÇA DO DITADO UMA MARCHINHA: LUGAR DE LIXO É NO LIXO - A sujeira que o Carnaval deixa nas cidades é um dos maiores problemas do pós-feriado: latas de alumínio, garrafas de vidro, copos plásticos e panfletos de divulgação são facilmente encontrados nas ruas, entupindo bueiros e aumentando o risco de enchentes. Até mesmo os mares são feitos de lixeira pelos foliões, o que polui a água e prejudica a biodiversidade marinha. Jogar o lixo no lixo, durante a folia, daria muito menos dor de cabeça na ressaca do pós-Carnaval!




3. GASTE ENERGIA, APENAS, NAS COMEMORAÇÕES - Se você for viajar, não esqueça de tirar da tomada todos os aparelhos eletroeletrônicos - como televisão, computador e micro-ondas. Segundo o Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, tirar esses equipamentos da tomada, quando eles estão fora de uso, pode reduzir a conta de luz em até 25%. Com o dinheiro que você economizar, dá até para trazer umas lembrancinhas de artesanato para os amigos e, de quebra, incentivar a economia local da cidade que você visitar.




4. NÃO TOLERE A EXPLORAÇÃO - O problema acontece o ano inteiro, mas no Carnaval – por conta do aumento da circulação de pessoas nas cidades e, também, do clima de “pode tudo” – a incidência de crimes sexuais contra crianças e adolescentes aumenta. Portanto, já sabe: se você presenciar alguma cena de exploração neste feriado, não hesite em colocar a boca no trombone.


5. ABUSE DA CRIATIVIDADE PARA SE FANTASIAR - Viagens e abadás já custam tanto dinheiro que economizar na hora de se fantasiar é uma ótima ideia. Que tal liberar a criatividade e utilizar materiais usados para confeccionar sua roupa de Carnaval? Além de poupar o bolso, você dá uma trégua para o meio ambiente e, depois da folia, dá para reciclar a fantasia ou, então, trocá-la com amigos.




6. PROGRAME O FERIADO DOS SEUS ANIMAIS - Acredite: tem gente que planeja a viagem de Carnaval com tanto entusiasmo e fica tão ansioso para os dias de folia que acaba esquecendo dos cuidados que deve tomar com os animais de estimação enquanto estiver fora. Ou, pior, os abandona na rua. Se seu bicho não o acompanhar na viagem, lembre-se de deixá-lo aos cuidados de um vizinho ou parente. O ideal é que alguém passe na sua casa todos os dias, para brincar com ele, passear e limpar a sujeira. Também há a opção de hotéis para animais domésticos, que dispensam a preocupação do viajante.




7. ECONOMIZE COM O TRANSPORTE - Se optar por viajar de carro, lembre-se de oferecer carona para amigos e parentes que vão ao mesmo destino ou, então, que passem pelo seu caminho. Com mais gente no carro, todos economizam dinheiro e também poupam o meio ambiente, que deixa de receber os gases do efeito estufa liberados pela queima d combustível. A carona ainda alivia o trânsito, que pode ser infernal em feriados prolongados. Quão desagradável não é uma viagem que dura o dobro - ou mais - do que o necessário por causa do excesso de veículos?

8. PREPARE O SEU CARRO - Para pegar a estrada e dirigir de forma confortável, lembre-se de fazer uma vistoria geral no seu veículo. A atitude garante mais segurança para você e, também, para os outros motoristas. Pneus calibrados, água no depósito do limpador para-brisa, nível certo do óleo e parte elétrica em dia são, apenas, alguns dos itens necessários. Não se esqueça também do kit macaco, triângulo e chave de roda, para o caso do pneu furar.

9. CAMISINHA NA CABEÇA E SAMBA NO PÉ - Faça as contas: nove meses depois do Carnaval, o número de bebês chegando ao mundo cresce bastante. Além de evitar a gravidez indesejada, a camisinha previne da contaminação de doenças sexualmente transmissíveis.
 

 


















10. MANEIRE NO ÁLCOOL - Lembre-se que condutores de veículos são proibidos de consumir bebidas alcoólicas. A lei que mudou o Código de Trânsito Brasileiro não é à toa: o álcool altera a capacidade de reação e prolonga a resposta do motorista. Trata-se de um poderoso catalisador de acidentes. De acordo com especialistas, não existe uma quantidade segura para se beber e dirigir. Então, para se divertir sem preocupação, combine com a turma quem será o motorista da vez e não beberá - ou pegue um taxi. Também é importante ter em mente que o álcool desidrata o organismo: para evitar a ressaca, beba água, isotônicos e sucos naturais.



Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/carnaval-sustentabilidade-destruicao-cidade-lixo-rua-impacto-ambiental-620823.shtml?func=1&pag=1&fnt=14px



quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Darwin Day


Darwin Day é uma data internacional que celebra ciência, humanidade
e o aniversário do grande cientista Britânico Charles Darwin.


O Dia de Darwin é uma celebração internacional da ciência e humanidade realizada em 12 de fevereiro, o dia em que Charles Darwin nasceu em 1809.
Especificamente, o Darwin Day celebra as descobertas e a vida de Charles Darwin – o primeiro homem a descrever a evolução biológica através da seleção natural com rigor científico, em sua obra “A Origem das Espécies”. 


Mais do que isso, o Dia de Darwin expressa a gratidão pela enorme contribuição de Darwin ao conhecimento científico, adquirido através de sua curiosidade e criatividade, que contribuiu tanto para o avanço da humanidade.

Fonte: http://molhoingles.com/dia-de-darwin-day/#ixzz3RXHVyEPO

Segue agora algumas tirinhas para homenagear esse grande naturalista.







#DarwinDay #HappyDarwin

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Depois do Ebola, peste negra vem ai.


Conhecida por dizimar mais de 30 milhões de pessoas no século 14, a peste negra volta a assustar a humanidade.


Desde o final de 2014 a Organização Mundial de Saúde (OMS) está em alerta com casos da doença registrados em Madagascar, ilha situada ao sul da África.
“O surto que começou em novembro passado tem algumas dimensões preocupantes. As pulgas que transmitem essa doença de ratos para os seres humanos desenvolveram resistência aos inseticidas de primeira linha”, afirma comunicado da OMS.

Causada por uma bactéria encontrada em roedores e transmitida por pulgas, a peste negra tem dois estágios. O primeiro, tratável, deve ser diagnosticado em seus primeiros dias e tratado à base de antibiótico. Já o segundo é a pneumônica, quando a bactéria atinge os pulmões. Neste segundo caso, os doentes podem morrer até 24 horas após a infecção. Dados da OMS dão conta de que 8% dos casos avançam para esse estágio.



De acordo com especialistas, a peste já se espalha por Antananarivo, capital de Madagascar. As regiões mais afetadas são as de favelas, que no país africano são densamente povoadas. Até o final de 2014 foram confirmados 119 casos, sendo que 40 deles terminaram com morte.



fonte: https://br.noticias.yahoo.com/oms-alerta-para-surto-de-peste-negra-come%C3%A7ando-na-%C3%A1frica-210639360.html