segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Vamos plantar uma árvore?

Eu sempre achei muito clichê trabalhar educação ambiental em datas comemorativas. Acredito que a educação ambiental deve ser trabalhada constantemente, no dia-a-dia, com trabalho de formiguinha para conseguir cumprir seu objetivo de conscientizar as pessoas dos problemas ambientais e da necessidade de mudanças no nosso comportamento, para que consigamos preservar o pouco da natureza que ainda resta.
Sou muito mais a favor de usar as datas comemorativas para promover ações voltadas a preservação do meio ambiente. Por isso, no dia da árvore, nada melhor do que plantar árvores. 


Seja os benefícios que elas nos trazem em tempos de poluição e mudanças climáticas:
Hoje, como estava em casa não tinha como ir atrás de uma muda, então minha filha teve a ideia de fazer uma árvore com materiais alternativos e saiu essa com garrafa pet e tubete de papel higiênico.
Além de fácil de fazer ficou linda na decoração do quarto da Sofia e servirá de casa para a Butterfly que ela fez na aula de inglês.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Minhas aulas de ciências...

Após 15 dias sem tempo para o blog, devido as viagens com os alunos e a participação de um evento científico, gostaria de retornar compartilhando um pouco da minha paixão em dar aulas de ciências, bem como das diversas atividades que planejo nas minhas aulas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem.

Gosto muito do livro didático e o uso sempre nas minhas aulas, mas ele não é o único recurso que utilizo. Para mim, ele serve de guia para a programação do conteúdo, para explorar as concepções prévias dos alunos e para sintetizar o conteúdo que é trabalhado na forma de:

*Aulas práticas na sala

* Aulas de laboratório

*Viagens de estudo

*Trabalhos em grupo com confecção de cartazes, maquetes ou vídeos
 
*Organização de palestras

*Visita ao observatório

*Passeios ao Parque da Uva
 


*Dramatizações

*Gincanas

Essas só são algumas das atividades que realizo nas minhas aulas de ciências e dessa forma acredito que contribuo de forma mais significativa com o aprendizado tanto de conceitos científicos quanto na aquisição de valores e na vida dos meus alunos.

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Quanta ciência há no Brasil?

O Brasil ser um dos países que menos investe em pesquisa científica já é fato conhecido a muito tempo. Setores da área garantem que o Brasil investe menos de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) em ciência e tecnologia, enquanto que os países de primeiro mundo aplicam cerca de 4 a 6%.


Mesmo assim, a área de ciência e tecnologia do Brasil está sofrendo em demasia com a crise econômica, uma vez que, houve um corte no orçamento de quase 35%, nesse ano. Boa parte do dinheiro, anteriormente investido em pesquisas foi remanejado para os projetos sociais do governo, assim como o programa Ciência sem Fronteiras.

Isso só ressalta a importância que o governo atribui a ciência no país. 
Além disso, muitos acadêmicos dependem de bolsas para conseguir concluir o ensino superior, mas em 2015, muitas dessas bolsas ainda não foram pagas e novos editais não foram abertos.

 
Para ler mais, acesse: Época Negócios

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

O fim para o câncer...

Se tem uma doença delicada de se falar e que acomete cada vez mais pessoas, independentemente da idade e do sexo, essa doença é o câncer.
Já falamos qual a relação dessa doença com a divisão celular, que você pode ler novamente em: link, mas a notícia divulgada ontem e que nos enche de esperança tem haver com pesquisas promissoras, desenvolvidas em um hospital universitário dos EUA que afirmam ter encontrado uma forma de reprogramar as células cancerígenas e fazê-las voltar ao seu ciclo celular normal, ou seja, cessem as progressivas divisões celulares que acarretam no aumento no número de células e na capacidade dessas células de realizarem metástase.

Para ler o estudo com mais detalhes, acesse: Super Interessante

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Reutilizando materiais - parte 2

Desde criança meus pais me incentivaram a fazer trabalhos manuais. Aos 9 anos eu já fazia curso de tricó e croché, aos 14 anos eu aprendia a pintar em tecido e aos 27 fazia aulas de pintura em telas.

Dessa forma, consigo presentear as pessoas que mais gosto com uma lembrança de aniversário feita por mim. E acredito que um presente artesanal passa a ideia de carinho, pois ali empreguei meu tempo e dedicação.
Você já acompanhou esse meu interesse, ao fazer chocolates artesanais para presentear meus amigos e parentes na páscoa. Para lembrar segue o link Páscoa

Como bióloga, adoro reaproveitar os materiais que são considerados lixo também, como já mostrei várias vezes por aqui. Link Natal

Pensando nisso, muitas coisas que são consideradas lixo e simplesmente descartadas, podem receber uma customização e se transformar em peças exclusivas de decoração.

Seguindo a dica do blog: http://danusamoch.com.br/2015/08/06/diy-vasinhos/, a qual eu recomendo que sigam também, peguei uma garrafa de cerveja de 335mL e colei lã. Eu adorei e passei a fazer o mesmo processo em outros materiais que encontrei pela frente, como lata de achocolatado e de leite em pó... 
O resultado, você confere na foto abaixo. 



sábado, 22 de agosto de 2015

Como o sistema imunológico destroi os vírus?

Essa semana, as acadêmicas de Cosmetologia e Estética apresentaram um seminário sobre algumas doenças virais e a dupla que falou sobre o HIV mostrou um vídeo muito interessante sobre a ação do sistema imunológico para destruir esse vírus.
Vale a pena assistir.




quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Más notícias nos traz agosto...


Chegamos a segunda quinzena do mês de agosto com duas notícias preocupantes.

A A flor do ipê amarelo é considerada símbolo nacional e costuma florescer em setembro, como prenúncio da primavera, no entanto, a onda de calor que está fazendo nessa época do ano (inverno) na região sul do país, acaba por quebrar a dormência das plantas e promover a sua floração. Assim como a de muitas outras plantas.
No entanto, se o frio voltar (e vai voltar) as flores serão queimadas e não produziram frutos. Ou seja, teremos uma baixa na produção de frutas e consequentemente um aumento nos preços dos alimentos.


Além disso, chegamos em agosto e já utilizamos todos os recursos naturais que, na teoria, deveríamos utilizar ao longo do ano. 
Dia 13 de agosto, chegamos ao Dia da Sobrecarga da Terra, que em 2000 foi em outubro. Ou seja, em 15 anos a demanda da humanidade por recursos naturais excedeu a capacidade da Terra dois meses antes.
Por causa dessa demanda excessiva, cresce as áreas desmatadas, a escassez de água e a erosão do solo.

Até quando conseguiremos gerir um planeta finito?