quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Nutricosméticos, a sensação do momento.

Acabando o semestre e na última aula com o curso de Cosmetologia e Estética, estava pensando em trabalhar com alguma coisa realmente interessante. Mas como aliar a microbiologia com a Cosmetologia?
Ao longo da disciplina já havíamos trabalhado com biossegurança, identificação de doenças causadas por micro-organismos, diferentes técnicas de esterilização e desinfecção e até iogurte produzimos em laboratório, mas eu queria muito levar algo diferente para as minhas alunas.
Depois de pensar muito, resolvi falar em probióticos e pesquisando cheguei ao atualíssimo assunto que são os nutricosméticos.

Os Nutricosméticos surgiram como uma necessidade de ingerir quantidades suficientes de nutrientes, como vitaminas, sais minerais e probióticos, uma vez que as pessoas estão cada vez mais se alimentando de maneira precária e dessa forma, melhorar a qualidade da pele, do cabelo, do funcionamento do intestino, da acne, promover um rejuvenescimento, diminuir a flacidez, a gordura e a celulite, além de promover o fortalecimento capilar e até a fotoproteção oral.

O tempo de uso dos nutricosméticos, que podem ser encontrados em farmácias e não precisam de prescrição, é de no mínimo 3 meses para que os efeitos sejam percebidos e podem ser ingeridos na forma de cápsulas, pó ou bebidas. Mas os resultados são potencializados se acompanhados de um dermatologista ou aliado a um tratamento estético.


Os principais nutricosméticos disponíveis no mercado são esses...


Outra maneira de garantir a saúde, de modo geral, é a ingestão de probióticos. Há alguns meses minha médica me receitou esses sachês, contendo micro-organismo a fim de melhorar a minha imunidade e deu super certo. Já o pediatra da minha filha também receitou os probióticos para melhorar a dermatite atópica que ela tem.
Segue alguns encapsulados ou em sachê disponíveis.

 Entre os principais benefícios da ingestão de bactérias como os Lactobacillus e os Bifidobacterium, podemos destacar:

Além da ingestão de probióticos, existe disponível no mercado os probióticos faciais, que ajudam na recomposição e estimulação da flora epitelial e na proteção da pele. Atualmente, com vários sabonetes e cremes antissépticos, boa parte da flora bacteriana é removida da pele que fica desprotegida, perdendo sua hidratação natural e ocasionando um envelhecimento cutâneo. 
Esses cosméticos com probióticos podem ser encontrados na forma de spray, loções ou máscaras.


Além disso, são indicados para todos os tipos de pele e não possuem restrições quanto ao seu uso. Podendo ser utilizados inclusive por gestantes e idosos e sem causar alergias ou irritações.
É possível encontrar essas marcas já disponíveis.



Esse último, inclusive saiu na revista Vogue Brasil, e já é muito utilizado pelas atrizes de Hollywood.
Espero que tenham gostado das dicas.