Colégio Superação - Ciências


Conteúdos tratados nas aulas de ciências do Colégio Superação de Videira - SC

9ª série



Galileu Galilei e o nascimento da Ciência Moderna

        Para que estudar o nascimento da ciência moderna?

        Para conhecermos uma ciência e suas aplicações, ou seja, ter total domínio sobre esta, não nos basta utilizar um livro didático ou assistir na mídia alguma reportagem sobre algum assunto cientifico; é importante conhecer também o papel desta ciência na sociedade, através de sua história. Não aquela história que relata fatos, nomes de cientistas ou datas, mas da história que busca entender a ciência como uma construção realizada por homens que, através do conhecimento, procuram dar respostas às questões que lhe são postas pela realidade do seu tempo. Isso significa que devemos conhecer a produção cientifica através das discussões que foram feitas, que divergências foram debatidas até aquela teoria ser aceita pela maioria dos cientistas de determinada época. Por isso discutiremos aqui as idéias de Galileu (métodos, experiências) em sua época e as divergências causadas por estas.

        A importância das inovações técnicas:

        Após as cruzadas(séculos XI, XII e XIII) no oriente médio os jovens das camadas mais populares voltaram à Europa com novos conhecimentos sobre a forma de vida do povo oriental, assimilando novas técnicas de trabalho como o atrelamento dos animais e a melhoria do transporte, a expansão dos moinhos e o aumento da produção, obrigando-os a ter um maior conhecimento matemático e experimental. O conhecimento da precisão matemática e dos mecanismos foram, pouco a pouco, influeciando a maneira como aqueles homens concebiam o mundo a sua volta.

        Nos séculos XVI e XVII os europeus viveram uma crise. Crise esta que afetava principalmente o modo de pensar ou de observar o mundo, que tornava-se cada vez mais complexo. As idéias filosóficas estavam ligadas diretamente a Deus (cristianismo como centro do pensamento medieval). Muitos filósofos eram cristãos; entre eles citamos, Santo Agostinho e São Tomas de Aquino, que recebiam uma influência enorme da filosofia de Aristóteles (384 a.C) que era muito respeitado mesmo tendo vivido trezentos anos antes de cristo.

        Com o passar dos séculos essa visão do homem medieval foi se transformando. Pouco a pouco, a associação direta entre o ato de conhecer e Deus foi se diluindo. A sociedade européia deixava de ser teocêntrica (Deus no centro do universo) para se tornar antropocêntrica (o homem no centro). Muitos filósofos começaram a especular sobre as possibilidades que um método de produção de conhecimento baseado na experimentação poderia oferecer, entre eles o inglês Francis Bacon (1561-1626).

        Galilei indica um novo caminho:

        Galileu Galilei viveu no auge da crise do pensamento medieval. Nasceu em Pisa (1564), em uma família sem muitos recursos, mas descendentes de nobres florentinos( Florença). Aventurou-se na área da medicina e, antes disso, quase virou padre no mosteiro de Santa Maria de Vallombrosa. Estas passagens em sua vida até então não lhe agradaram muito, pois gostava mesmo era dos estudos na área de matemática e das artes mecânicas.Galileu, ao entender que as velhas formas de conhecer não explicavam como um todo as questões da sociedade, procurou resolver essas questões propondo respostas, não baseadas em Deus mas, pautadas na experimentação e na linguagem matemática, como Descartes. Essa nova forma de conhecer, que se utiliza dessas duas bases de sustentação, começou com Galileu na física e posteriormente foi utilizada pelas demais ciências naturais que se constituíram mais tarde, como Química e a Biologia.

        A Experimentação:

        Se deixarmos cair uma folha de papel e um caderno de uma mesma altura qual chegará primeiro ao solo? Talvez você responda que o caderno chega primeiro porque é mais pesado. Aristóteles também pensava assim. Não só pensava que construiu uma teoria para justificar este fato.

        A teoria de Aristóteles era a seguinte: existiriam na terra apenas quatro elementos: terra, água, ar e fogo, e todos estes elementos teriam o seu lugar natural. O ar teria o seu lugar sobre a superfície da terra; o fogo um pouco mais acima. A água e a terra, consideradas mais pesadas, tenderiam para o centro da terra. Quanto mais pesado fosse o elemento mais rapidamente ele iria cair.

        Galileu discordou de Aristóteles, principalmente no que tange à queda dos corpos, afirmando que as idéias de Aristóteles eram falhas e para tanto, Galileu utilizou-se de experiências para provar as suas hipóteses sobre a queda dos corpos.

        Baseando-se nas suas experimentações ele conseguiu mostrar que "dois corpos, quando abandonados de uma mesma altura e ao mesmo tempo, chegarão ao solo juntos independentemente de seus pesos". Conta a lenda que Galileu procurou realizar esta experiência atirando bolas de diversos pesos da torre de Pisa, sua cidade natal. O que na verdade Galileu conseguiu provar em sua época era que, quando desprezamos a resistência do ar, os objetos sofrem ação única e exclusivamente da aceleração gravitacional. Ele ainda descobriu uma relação matemática para a queda dos corpos analisando o problema de uma forma mais precisa.

        Galileu, após publicar as suas idéias, teve de enfrentar uma grande resistência por parte da Igreja, pois esta questionava as idéias de Aristóteles que, por conseguinte, questionava toda a filosofia cristã e seus dogmas. Galileu, então, passou por todo um processo que visava julgar suas idéias como heréticas (contrárias aos dogmas da Igreja). Ao longo de muitos anos de sua vida foi condenado ao silêncio pela inquisição e teve que renegar as suas idéias perante o papa. Isto durou até a ascensão da burguesia européia, quando a igreja perdeu parte do seu poder econômico. Foi quando as idéias de Galileu ressurgiram com o movimento protestante, atestando assim o nascimento da ciência moderna.

        A importância de Galileu para o mundo moderno é muito grande. Um dos motivos para isto reside no fato de ele ter unido dois campos do saber que antes se encontravam totalmente separados. Ele uniu a metodologia de trabalho dos técnicos-artesãos (a experimentação) ao raciocínio lógico e abstrato, próprio da filosofia e da matemática. Dessa junção nasceu a Ciência Moderna.

................................................................................................................................................................

8ª série.
Nesta série o conteúdo de ciências está relacionado ao sistemas que formam o corpo humano. No entanto, estudar com adolescentes um misto de anatomia e fisiologia e não cobrar todos aqueles nomes e funções é muito complexo. Pensando em facilitar a aprendizagem os alunos da 8ª série/2015 irão produzir um portfólio do Corpo humano.
Segue algumas sugestões de imagens para facilitar a montagem desse recurso pedagógico.

SISTEMA NERVOSO

 


SNC

 

SNP AUTÔNOMO



SISTEMA SENSORIAL

VISÃO



AUDIÇÃO


OLFATO

GUSTAÇÃO


TATO


7ª série
A aula de ciências do dia 24.04.2015 com a 7ª série, foi diferente de tudo que eu como professora já havia realizado e diferente para os alunos também...
Após estudar sobre a célula ao longo do primeiro bimestre, eu sugeri que eles construíssem maquetes sobre a célula, mas eles não ficaram muito empolgados porque já haviam feito isso na 5ª série. Após ficar decepcionada, lembrei do post aqui sobre uma festa de aniversário com o tema biologia celular e propus que eles construíssem uma maquete comestível, eles toparam na hora.
Dividi os alunos em grupos aleatoriamente e cada um se responsabilizou por trazer os materiais. Dois grupos representariam uma célula animal, um a célula vegetal e outro a célula procarionte. Todos se envolveram e as pizzas ficaram muito gostosas.








 Para ver todas as fotos, acesse: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.937492749624616.1073742032.605576112816283&type=1

9ª série/2014 - Discurso de formatura

Na noite de 17/12/2014, como professora homenageada na formatura da 9ª série, precisei discursar em nome de todos os professores. Foi uma fala pessoal, preparada na madrugada, especialmente, pensando nas necessidades dos alunos, naquilo que eles precisavam ouvir. Para que as palavras não se percam na entranhas da memória, vou deixar aqui os conselhos que passeia a eles, e como ouvi de uma pessoa desconhecida, ao final da formatura, servem para todos que ali estavam.

Primeiros: cuidem do corpo de vocês. Lembrem-se que vocês só têm esse. E por mais que a medicina tenha evoluído, estragos realizados por substâncias tóxicas ou por exposição excessiva nas redes sociais, são irreversíveis.
Segundo: Não façam nada que possam se arrepender no futuro. Ou que não possam contar para os pais, pois provavelmente é algo que seja errado. Pense que a expectativa de vida está em torno dos 75 anos. Por isso, vocês terão pelo menos mais 60 anos pela frente. Os jovens tendem a ser imediatistas, achando que se não aproveitarem a vida naquele momento não farão isso nunca mais. Mas pensem, que futuro vocês querem construir para a Vida de vocês? Que marcas querem deixar? Como querem que os professores lembrem de vocês, quando saírem da escola?
Terceiro: Nunca deixem de gostar de estudar. O conhecimento é algo que diferencia um bom profissional de outro. Sejam curiosos, tem tanta coisa para se aprender, e é isso que nos diferencia dos demais seres e nos torna especiais, essa vontade de aprender sempre mais. É tão bonito ver uma criança com um brilho nos olhos quando descobre algo novo. E os pais ão de concordar comigo, que se dependesse da gente vocês nunca cresceriam. Mas é a lei da vida, todos possuem um ciclo e vocês estão em uma fase muito bonita na vida, onde a única responsabilidade é justamente vir à escola, fazer os trabalhos e os temas. Muitos de vocês já sabem que são pessoas privilegiadas, pelos pais que tem, em proporcionar uma educação de qualidade, por se preocuparem com o futuro de vocês e pelos professores, que não lhes abandonaram ao longo de todos esses anos. Sempre quando chamávamos a atenção, não era porque não gostávamos de vocês, pelo contrário, é porque gostávamos tanto, que queríamos lhes mostrar o caminho correto.
Quarto: sejam responsáveis com o meio ambiente, aprendam a valorizar as coisas que tem e não serem tão consumistas, a final de contas, precisamos gerir um planeta finito e do jeito que estamos conduzindo nossas vidas, com desperdício, daqui a pouco começaremos a sofrer as sanções da falta de alimento, de água potável, de energia.
Quinto: procurem sempre ver o lado bom da vida. Lembram? Afinal de contas você sempre tem duas opções, como por exemplo: baaa, não entendi esse conteúdo, vou mal na prova. Ou, bixi, não entendi esse conteúdo, preciso pedir para alguém me ajudar, senão eu vou mal na prova. Perceberam a diferença? O modo como você vê os seus problemas são fundamentais para decidir o modo como você irá resolvê-los.




 6º ano/2014 - O Universo

Ao encaminhar um trabalho para os alunos, a fim de perceber o grau de compreensão deles sobre assuntos relacionados ao Universo, percebi uma dificuldade com relação a noções espaciais de localização na Terra. Com relação as questões:



As que mais foram respondidas equivocadamente referem-se aos desenhos da órbita da Terra e da localização das pessoas sobre a Terra.
Esse equívoco ocorre por duas causas: informações incorretas nos livros didáticos e fontes da Internet e falta de formação na área para os professores de ciências, que acabam reproduzindo aquilo que veem nos livros, como verdade absoluta.
 No artigo " Formação continuada de professores: estratégia para o ensino de astronomia" de Pinto, Fonseca e Viana (2007), disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6054/14081. É possível observar as concepções errôneas que os professores de ciências apresentam sobre assuntos relacionados a astronomia.



Essa é a visão de planeta Terra e de localização das pessoas no nosso planeta.
Meus alunos apresentaram as três representações para dispor as pessoas sobre o planeta, sendo que somente a segunda representação está correta.
Em discussão em sala de aula, percebemos que tanto livros didáticos quanto páginas da Internet apresentam concepções de astronomia consideradas equivocadas, o que acaba perpetuando o ensino errôneo de conceitos científicos ligados a essa área de ensino.
Grande parte do conhecimento que tenho e passo aos meus alunos sobre o assunto vem da realização da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada todos os anos com alunos de 6º ao 9º ano no Colégio Superação.
A prova desse ano ocorrerá no dia 16 de maio a partir das 13h30min na própria escola. Estarei fazendo as inscrições no mês de abril e os alunos do 6º ano, que nunca fizeram terão uma aula especial sobre a realização da prova. É conhecimento, é currículo e vale muito a pena fazer.

Com relação à órbita da Terra ao redor do Sol (translação), ao pesquisar na Internet a maioria das imagens que aparecem são assim:



Dando a impressão de órbita elíptica. No entanto, conforme aponta o site: http://www.silvestre.eng.br/astronomia/artigos/orbita/

Figura 1 - Falsa órbita da Terra




















Figura 2 - Falsa variação do tamanho aparente do Sol
















Figura 3 - Variação real do tamanho aparente do Sol 















 Figura 4 - Verdadeira órbita da Terra
















7º ano/ 2014 - A Terra primitiva proposta por Oparin e Haldane em 1920.
 

Experiência de Muller, em 1952, para comprovar as  ideias de Oparin.
 

Fósseis de estromatólitos datando 3,6 bilhões de anos. Os possíveis heterótrofos anaeróbicos fermentativos.

 

 8º ano/2014 - Evolução dos hominídeos

Quando se discute sobre evolução do ser humano, muitos equívocos ocorrem. Entre eles, pensar que nós viemos do macaco, quando tivemos um ancestral comum e acreditar em uma evolução linear como a da imagem a seguir.

 


Os alunos da 8ª série do Colégio Superação, ao estudar sobre a evolução dos hominídeos, montaram um painel contendo 25 ancestrais humanos, que se tem registro fóssil. Ficou muito bom.



Visão geral da relação filogenética da evolução humana, desde 15 milhões de anos atrás, até o surgimento do Homo sapiens, realizado com os alunos da 8ª série.



 Nossos possíveis ancestrais na escala evolutiva.
 Cada aluno pesquisou as principais características de uma determinada pertencentes à Ordem dos Primatas e à Família dos hominídeos, e os alunos Pedro e Luiza me ajudaram a montar esse painel, que mostra uma visão geral da evolução não linear dos seres humanos, destacando a ausência dos "elos" evolutivos.













9º ano/2014 - O nascimento da ciência

           Galileu Galilei (1564 - 1642) não foi o inventor da luneta, mas foi o primeiro a apontá-la para o céu. E o que ele viu condizia muito mais com o modelo de Copérnico com o Sol no centro (heliocentrismo) do que o modelo aceito até em tão, da Terra estática no centro do Universo (geocentrismo). A quebra de paradigma entre o geocentrismo e o heliocentrismo impulsionou a criação de uma nova forma de pensamento e de construção do conhecimento, baseada na observação e na experimentação.
        A importância de Galileu para o mundo moderno é muito grande. Um dos motivos para isto reside no fato de ele ter unido dois campos do saber que antes se encontravam totalmente separados. Ele uniu a metodologia de trabalho dos técnicos-artesãos (a experimentação) ao raciocínio lógico e abstrato, próprio da filosofia e da matemática. Dessa junção nasceu a Ciência Moderna.








3 comentários: