Conteúdos tratados nas aulas de ciências do Colégio Superação de Videira - SC
9ª série
Galileu Galilei e o nascimento da Ciência Moderna
Para que estudar o nascimento da
ciência moderna?
Para conhecermos uma ciência e suas
aplicações, ou seja, ter total domínio sobre esta, não nos basta utilizar um
livro didático ou assistir na mídia alguma reportagem sobre algum assunto
cientifico; é importante conhecer também o papel desta ciência na sociedade,
através de sua história. Não aquela história que relata fatos, nomes de
cientistas ou datas, mas da história que busca entender a ciência como uma
construção realizada por homens que, através do conhecimento, procuram dar
respostas às questões que lhe são postas pela realidade do seu tempo. Isso
significa que devemos conhecer a produção cientifica através das discussões que
foram feitas, que divergências foram debatidas até aquela teoria ser aceita
pela maioria dos cientistas de determinada época. Por isso discutiremos aqui as
idéias de Galileu (métodos, experiências) em sua época e as divergências
causadas por estas.
A importância das inovações técnicas:
Após as cruzadas(séculos XI, XII e
XIII) no oriente médio os jovens das camadas mais populares voltaram à Europa
com novos conhecimentos sobre a forma de vida do povo oriental, assimilando
novas técnicas de trabalho como o atrelamento dos animais e a melhoria do
transporte, a expansão dos moinhos e o aumento da produção, obrigando-os a ter
um maior conhecimento matemático e experimental. O conhecimento da precisão
matemática e dos mecanismos foram, pouco a pouco, influeciando a maneira como
aqueles homens concebiam o mundo a sua volta.
Nos séculos XVI e XVII os europeus
viveram uma crise. Crise esta que afetava principalmente o modo de pensar ou de
observar o mundo, que tornava-se cada vez mais complexo. As idéias filosóficas
estavam ligadas diretamente a Deus (cristianismo como centro do pensamento
medieval). Muitos filósofos eram cristãos; entre eles citamos, Santo Agostinho
e São Tomas de Aquino, que recebiam uma influência enorme da filosofia de
Aristóteles (384 a.C) que era muito respeitado mesmo tendo vivido trezentos
anos antes de cristo.
Com o passar dos séculos essa visão do
homem medieval foi se transformando. Pouco a pouco, a associação direta entre o
ato de conhecer e Deus foi se diluindo. A sociedade européia deixava de ser
teocêntrica (Deus no centro do universo) para se tornar antropocêntrica (o homem
no centro). Muitos filósofos começaram a especular sobre as possibilidades que
um método de produção de conhecimento baseado na experimentação poderia
oferecer, entre eles o inglês Francis Bacon (1561-1626).
Galilei indica um novo caminho:
Galileu Galilei viveu no auge da crise
do pensamento medieval. Nasceu em Pisa (1564), em uma família sem muitos
recursos, mas descendentes de nobres florentinos( Florença). Aventurou-se na
área da medicina e, antes disso, quase virou padre no mosteiro de Santa Maria
de Vallombrosa. Estas passagens em sua vida até então não lhe agradaram muito,
pois gostava mesmo era dos estudos na área de matemática e das artes
mecânicas.Galileu, ao entender que as velhas formas de conhecer não explicavam
como um todo as questões da sociedade, procurou resolver essas questões
propondo respostas, não baseadas em Deus mas, pautadas na experimentação e na
linguagem matemática, como Descartes. Essa nova forma de conhecer, que se
utiliza dessas duas bases de sustentação, começou com Galileu na física e
posteriormente foi utilizada pelas demais ciências naturais que se constituíram
mais tarde, como Química e a Biologia.
A Experimentação:
Se deixarmos cair uma folha de papel e
um caderno de uma mesma altura qual chegará primeiro ao solo? Talvez você
responda que o caderno chega primeiro porque é mais pesado. Aristóteles também
pensava assim. Não só pensava que construiu uma teoria para justificar este
fato.
A teoria de Aristóteles era a seguinte:
existiriam na terra apenas quatro elementos: terra, água, ar e fogo, e todos
estes elementos teriam o seu lugar natural. O ar teria o seu lugar sobre a
superfície da terra; o fogo um pouco mais acima. A água e a terra, consideradas
mais pesadas, tenderiam para o centro da terra. Quanto mais pesado fosse o
elemento mais rapidamente ele iria cair.
Galileu discordou de Aristóteles,
principalmente no que tange à queda dos corpos, afirmando que as idéias de
Aristóteles eram falhas e para tanto, Galileu utilizou-se de experiências para
provar as suas hipóteses sobre a queda dos corpos.
Baseando-se nas suas experimentações
ele conseguiu mostrar que "dois corpos, quando abandonados de uma mesma
altura e ao mesmo tempo, chegarão ao solo juntos independentemente de seus
pesos". Conta a lenda que Galileu procurou realizar esta experiência
atirando bolas de diversos pesos da torre de Pisa, sua cidade natal. O que na
verdade Galileu conseguiu provar em sua época era que, quando desprezamos a
resistência do ar, os objetos sofrem ação única e exclusivamente da aceleração
gravitacional. Ele ainda descobriu uma relação matemática para a queda dos
corpos analisando o problema de uma forma mais precisa.
Galileu, após publicar as suas idéias,
teve de enfrentar uma grande resistência por parte da Igreja, pois esta
questionava as idéias de Aristóteles que, por conseguinte, questionava toda a
filosofia cristã e seus dogmas. Galileu, então, passou por todo um processo que
visava julgar suas idéias como heréticas (contrárias aos dogmas da Igreja). Ao
longo de muitos anos de sua vida foi condenado ao silêncio pela inquisição e
teve que renegar as suas idéias perante o papa. Isto durou até a ascensão da burguesia
européia, quando a igreja perdeu parte do seu poder econômico. Foi quando as
idéias de Galileu ressurgiram com o movimento protestante, atestando assim o
nascimento da ciência moderna.
A importância de Galileu para o mundo
moderno é muito grande. Um dos motivos para isto reside no fato de ele ter
unido dois campos do saber que antes se encontravam totalmente separados. Ele
uniu a metodologia de trabalho dos técnicos-artesãos (a experimentação) ao
raciocínio lógico e abstrato, próprio da filosofia e da matemática. Dessa
junção nasceu a Ciência Moderna.
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8ª série.
Nesta série o conteúdo de ciências está relacionado ao sistemas que formam o corpo humano. No entanto, estudar com adolescentes um misto de anatomia e fisiologia e não cobrar todos aqueles nomes e funções é muito complexo. Pensando em facilitar a aprendizagem os alunos da 8ª série/2015 irão produzir um portfólio do Corpo humano.
Segue algumas sugestões de imagens para facilitar a montagem desse recurso pedagógico.
SISTEMA NERVOSO
SNC
SNP AUTÔNOMO
VISÃO
AUDIÇÃO
OLFATO
GUSTAÇÃO
TATO
7ª série
A aula de ciências do dia 24.04.2015 com a 7ª série, foi diferente de tudo que eu como professora já havia realizado e diferente para os alunos também...
Após estudar sobre a célula ao longo do primeiro bimestre, eu sugeri que eles construíssem maquetes sobre a célula, mas eles não ficaram muito empolgados porque já haviam feito isso na 5ª série. Após ficar decepcionada, lembrei do post aqui sobre uma festa de aniversário com o tema biologia celular e propus que eles construíssem uma maquete comestível, eles toparam na hora.
Dividi os alunos em grupos aleatoriamente e cada um se responsabilizou por trazer os materiais. Dois grupos representariam uma célula animal, um a célula vegetal e outro a célula procarionte. Todos se envolveram e as pizzas ficaram muito gostosas.
Para ver todas as fotos, acesse: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.937492749624616.1073742032.605576112816283&type=1
9ª série/2014 - Discurso de formatura
Na noite de 17/12/2014, como professora homenageada na formatura da 9ª série, precisei discursar em nome de todos os professores. Foi uma fala pessoal, preparada na madrugada, especialmente, pensando nas necessidades dos alunos, naquilo que eles precisavam ouvir. Para que as palavras não se percam na entranhas da memória, vou deixar aqui os conselhos que passeia a eles, e como ouvi de uma pessoa desconhecida, ao final da formatura, servem para todos que ali estavam.
Primeiros: cuidem do corpo de vocês. Lembrem-se que vocês só têm esse. E por mais
que a medicina tenha evoluído, estragos realizados por substâncias tóxicas ou
por exposição excessiva nas redes sociais, são irreversíveis.
Segundo: Não façam nada que possam se arrepender no futuro. Ou que não possam
contar para os pais, pois provavelmente é algo que seja errado. Pense que a
expectativa de vida está em torno dos 75 anos. Por isso, vocês terão pelo menos
mais 60 anos pela frente. Os jovens tendem a ser imediatistas, achando que se não
aproveitarem a vida naquele momento não farão isso nunca mais. Mas pensem, que
futuro vocês querem construir para a Vida de vocês? Que marcas querem deixar?
Como querem que os professores lembrem de vocês, quando saírem da escola?
Terceiro: Nunca deixem de gostar de estudar. O conhecimento é algo que diferencia
um bom profissional de outro. Sejam curiosos, tem tanta coisa para se aprender,
e é isso que nos diferencia dos demais seres e nos torna especiais, essa
vontade de aprender sempre mais. É tão bonito ver uma criança com um brilho nos
olhos quando descobre algo novo. E os pais ão de concordar comigo, que se
dependesse da gente vocês nunca cresceriam. Mas é a lei da vida, todos possuem
um ciclo e vocês estão em uma fase muito bonita na vida, onde a única
responsabilidade é justamente vir à escola, fazer os trabalhos e os temas.
Muitos de vocês já sabem que são pessoas privilegiadas, pelos pais que tem, em
proporcionar uma educação de qualidade, por se preocuparem com o futuro de
vocês e pelos professores, que não lhes abandonaram ao longo de todos esses
anos. Sempre quando chamávamos a atenção, não era porque não gostávamos de
vocês, pelo contrário, é porque gostávamos tanto, que queríamos lhes mostrar o
caminho correto.
Quarto: sejam responsáveis com o meio ambiente, aprendam a valorizar as coisas
que tem e não serem tão consumistas, a final de contas, precisamos gerir um
planeta finito e do jeito que estamos conduzindo nossas vidas, com desperdício,
daqui a pouco começaremos a sofrer as sanções da falta de alimento, de água
potável, de energia.
Quinto: procurem sempre ver o lado bom da vida. Lembram? Afinal de contas você
sempre tem duas opções, como por exemplo: baaa, não entendi esse conteúdo, vou
mal na prova. Ou, bixi, não entendi esse conteúdo, preciso pedir para alguém me
ajudar, senão eu vou mal na prova. Perceberam a diferença? O modo como você vê
os seus problemas são fundamentais para decidir o modo como você irá
resolvê-los.
6º ano/2014 - O Universo
Ao encaminhar um trabalho para os alunos, a fim de perceber o grau de compreensão deles sobre assuntos relacionados ao Universo, percebi uma dificuldade com relação a noções espaciais de localização na Terra. Com relação as questões:
As que mais foram respondidas equivocadamente referem-se aos desenhos da órbita da Terra e da localização das pessoas sobre a Terra.
Esse equívoco ocorre por duas causas: informações incorretas nos livros didáticos e fontes da Internet e falta de formação na área para os professores de ciências, que acabam reproduzindo aquilo que veem nos livros, como verdade absoluta.
No artigo " Formação continuada de professores: estratégia para o ensino de astronomia" de Pinto, Fonseca e Viana (2007), disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6054/14081. É possível observar as concepções errôneas que os professores de ciências apresentam sobre assuntos relacionados a astronomia.
Essa é a visão de planeta Terra e de localização das pessoas no nosso planeta.
Meus alunos apresentaram as três representações para dispor as pessoas sobre o planeta, sendo que somente a segunda representação está correta.
Em discussão em sala de aula, percebemos que tanto livros didáticos quanto páginas da Internet apresentam concepções de astronomia consideradas equivocadas, o que acaba perpetuando o ensino errôneo de conceitos científicos ligados a essa área de ensino.
Grande parte do conhecimento que tenho e passo aos meus alunos sobre o assunto vem da realização da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada todos os anos com alunos de 6º ao 9º ano no Colégio Superação.
A prova desse ano ocorrerá no dia 16 de maio a partir das 13h30min na própria escola. Estarei fazendo as inscrições no mês de abril e os alunos do 6º ano, que nunca fizeram terão uma aula especial sobre a realização da prova. É conhecimento, é currículo e vale muito a pena fazer.
Com relação à órbita da Terra ao redor do Sol (translação), ao pesquisar na Internet a maioria das imagens que aparecem são assim:
Dando a impressão de órbita elíptica. No entanto, conforme aponta o site: http://www.silvestre.eng.br/astronomia/artigos/orbita/
7º ano/ 2014 - A Terra primitiva proposta por Oparin e Haldane em 1920.
Experiência de Muller, em 1952, para comprovar as ideias de Oparin.
Fósseis de estromatólitos datando 3,6 bilhões de anos. Os possíveis heterótrofos anaeróbicos fermentativos.
8º ano/2014 - Evolução dos hominídeos
Quando se discute sobre evolução do ser humano, muitos equívocos ocorrem. Entre eles, pensar que nós viemos do macaco, quando tivemos um ancestral comum e acreditar em uma evolução linear como a da imagem a seguir.
Os alunos da 8ª série do Colégio Superação, ao estudar sobre a evolução
dos hominídeos, montaram um painel contendo 25 ancestrais humanos, que
se tem registro fóssil. Ficou muito bom.
Nossos possíveis ancestrais na escala evolutiva.
Cada aluno pesquisou as principais características de uma determinada pertencentes à Ordem dos Primatas e à Família dos hominídeos, e os alunos Pedro e Luiza me ajudaram a montar esse painel, que mostra uma visão geral da evolução não linear dos seres humanos, destacando a ausência dos "elos" evolutivos.
Visão geral da relação filogenética da evolução humana, desde 15 milhões de anos atrás, até o surgimento do Homo sapiens, realizado com os alunos da 8ª série.
Cada aluno pesquisou as principais características de uma determinada pertencentes à Ordem dos Primatas e à Família dos hominídeos, e os alunos Pedro e Luiza me ajudaram a montar esse painel, que mostra uma visão geral da evolução não linear dos seres humanos, destacando a ausência dos "elos" evolutivos.
9º ano/2014 - O nascimento da ciência
Galileu Galilei (1564 - 1642) não foi o inventor da luneta, mas foi o primeiro a apontá-la para o céu. E o que ele viu condizia muito mais com o modelo de Copérnico com o Sol no centro (heliocentrismo) do que o modelo aceito até em tão, da Terra estática no centro do Universo (geocentrismo). A quebra de paradigma entre o geocentrismo e o heliocentrismo impulsionou a criação de uma nova forma de pensamento e de construção do conhecimento, baseada na observação e na experimentação.
A importância de Galileu para o mundo
moderno é muito grande. Um dos motivos para isto reside no fato de ele ter
unido dois campos do saber que antes se encontravam totalmente separados. Ele
uniu a metodologia de trabalho dos técnicos-artesãos (a experimentação) ao
raciocínio lógico e abstrato, próprio da filosofia e da matemática. Dessa
junção nasceu a Ciência Moderna.
mto interesante!!!
ResponderExcluirD+++
ResponderExcluirLegal Prof!!
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