Sempre gostei muito de estudar e principalmente de descobrir coisas novas. Me encanta ainda dizer: "nossa como eu nunca pensei nisso antes?" ou então "como eu vivi até agora sem saber disso? me instiga a sempre buscar coisas novas.
Ouvir dos meus alunos, que não gostam de estudar ou que não precisam aprender aquilo, pois não sabem como aplicá-lo na sua vida, me deixa bastante preocupada.
Vemos todos os dias alunos com muito potencial de aprendizagem simplesmente não usando esse potencial por acreditarem que estudando só para passar de ano já é o suficiente. Pois agora eu lhes trago algumas pesquisas que garantem que isso não é verdade.
Em reportagem ao Jornal Folha de São Paulo, disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/03/1426999-aluno-com-nota-melhor-consegue-salario-mais-alto-mostra-estudo.shtml, apresenta o resultado de uma pesquisa divulgada hoje, 18.03.2014, realizada pela Fundação Itaú Social que "alunos com nota 10% maior em português no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) têm remuneração 5% superior no início de carreira. Para pontuações 10% mais altas em matemática o incremento é de 4,6%".
Em outra parte da reportagem é destacado que "há cerca de duas décadas, estudos internacionais indicam o forte impacto da qualidade do ensino escolar sobre os salários futuros. O ganho de renda reflete a maior produtividade do aluno que aprendeu mais".
Para quem está cursando o Ensino Médio e acha que a única preocupação que possui é decidir sobre que graduação irá cursar, ressalto a necessidade de se preocupar também em fazer uma boa pontuação no ENEM.
Uma vez que, em dezembro de 2013 a Justiça assegurou a obrigatoriedade dos 600 pontos no Exame Nacional do
Ensino Médio (Enem) como pré-requisito de seleção para o Ciência sem
Fronteiras. Além disso, o Enem também passou a ser utilizado pelas instituições
estrangeiras como parâmetro de qualidade para a aceitação e alocação
dos estudantes brasileiros em seus cursos.
Para quem se interessar em realizar uma graduação ou futuramente uma pós-graduação no exterior, sugiro a leitura do site: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/o-programa.
Portanto, se você pensa em estudar no exterior com bolsa do governo, ou garantir salários iniciais mais altos se dedique mais e melhor a sua formação intelectual.
Agora olhe só, a importância de cada disciplina escolar que você se diz "obrigado" a aprender.
Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/atividades-curriculares-752211.shtml
E aí, você ainda acha que não vale a pena estudar um pouco mais agora, em que sua única preocupação é essa???
Nenhum comentário:
Postar um comentário