sexta-feira, 17 de julho de 2015

Uma Tarde no Museu...

Qualquer semelhança com o filme: Uma noite no Museu, não é mera coincidência.
Assim como no filme, o objetivo desse post é justamente incentivar as visitas a esses espaços repletos de conhecimento.
Nas férias de julho normalmente não se viaja tanto, como nas férias de dezembro, mas não viajar não significa que você deva ficar somente em casa, que tal aproveitar esse tempo e visitar o museu de sua cidade ou região?

Achei muito interessante o Museu Mario de Pellegrin de Videira - SC organizar uma semana intitulada Férias no Museu, com atividade para crianças de 6 a 11 anos, voltada a cultura local.


Normalmente, as pessoas pensam em Museu como um lugar de depósito de coisas antigas. Mas se nesse espaço existir um mediador, conhecedor da história de cada objeto, a história ganha vida e o conhecimento ganha asas. 

Amanhã, estarei revisitando com amigos, dois Museus na região, em que os mediadores fizeram com que eu me apaixonasse pela nossa história.

O Museu de Taquaruçú em Fraibrugo, conta a história da mais sangrenta batalha catarinense, a Guerra do Contestado.

A diferença desse museu com o Museu do Contestado de Caçador é a possibilidade de visitar as trincheras onde ocorreu o massacre dos caboclos pelos soldados de Curitibanos. Mas o Museu de Caçador é muito bonito e bem maior também.

Ainda visitaremos nesse sábado, o Museu da Paz em Frei Rogério, que foi construído pelos imigrantes japoneses para não deixar esquecer os tormentos da Segunda Guerra Mundial, especialmente a destruição de Hiroshima e Nagasaki pelas bombas atômicas.

Já na semana que vem, quero visitar o Espaço Cultural de Tangará, para valorizar a terra de meus pais. E o Museu da vitinicultura, para apreciar a decoração e a história da produção de vinho na cidade em que cresci.



Em setembro estarei em Criciúma apresentando em um evento científico um pouco sobre as atividades interdisciplinares que ocorrem no espaço dos Museus.
Afinal de contas, sempre é bom aprender um pouco mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário