sexta-feira, 3 de julho de 2015

A Obsolescência contra a Sustentabilidade

Essa semana, durante a aula com o 6º ano, falamos muito sobre obsolescência planejada e obsolescência perceptiva. Você já ouviu falar nesses termos?

A obsolescência significa o processo ou o estado daquilo que se torna obsoleto, ultrapassado ou que perde a utilidade. Na prática é.. feito para não durar. Dessa forma, "obriga" as pessoas a estarem sempre comprando para mover a roda da economia.

Dessa forma, a obsolescência planejada ou programada diz respeito a evolução, principalmente dos equipamentos eletrônicos, que perdem a sua funcionalidade muito rapidamente e geram resíduos tanto na sua produção quanto no seu descarte.


No entanto, somente a obsolescência planejada não dá conta de fazer os aparelhos serem comprados na rapidez que o mercado almeja. Por isso, existe a obsolescência perceptiva, que está relacionada com a moda. Dessa forma, ter um celular com teclado, que abre, ou que só manda mensagem e faz ligação mostra o quão você não está contribuindo com a economia. Muitas crianças e adolescentes são movidas, devido ao excesso de propagandas, pela obsolescência perceptiva.

Mas precisamos repensar nossas ações e saber diferenciar consumo (que é necessário) do consumismo (quando se compra aquilo que não se tem necessidade).

Portanto, antes de comprar aquela bota da estação ou aquela blusa que está na última moda, pare e pense se no ano seguinte você conseguirá usar tal peça ou ela se tornará sinônimo de cafona.

Para entender melhor como isso funcionada não deixe de assistir o filme: A História das coisas, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw


Nenhum comentário:

Postar um comentário