Em 1998, os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, trouxeram a necessidade do ensino da Educação Ambiental como tema transversal, ou seja, que permeasse todas as disciplinas e fosse tratada como tema gerador para projetos realizados na escola, assim como ética, orientação sexual, saúde, pluralidade cultural e consumo.
Já falei sobre o que é educação ambiental nesse post: Você sabe o que é educação ambiental?
No entanto, um projeto de lei iniciado no senado agora em agosto quer tornar obrigatório o ensino de educação ambiental nas escolas, tornando-a uma disciplina obrigatória na grade curricular.
A vantagem desse tipo de lei é que os alunos ganharam mais um espaço para discutir sobre o tema. No entanto, a preocupação reside no fato de que profissional irá ministrar essas aulas?
Se for um professor de ciências ou biologia, o tema perde seu caráter transdisciplinar.
E será que outros profissionais possuem conhecimentos suficientes para ministrar tal disciplina?
Para isso, seria necessária a capacitação dos professores com cursos que permeiam desde conceitos básicos a estratégias didáticas para ensinar sobre educação ambiental.
Além disso, se for criado uma disciplina específica, quais terão que sair da grade, já sobrecarregada na educação brasileira?
Acredito que antes de criar outra disciplina, o conteúdo da grade curricular, especialmente da educação básica precisa ser revista e a escola precisa promover um diálogo melhor entre os professores , especialmente no ensino público, a fim de que a educação ambiental não perca seu caráter transdisciplinar.
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