terça-feira, 22 de setembro de 2015

Museu de Zoologia da Unesc

Durante os dias 09 e 10 de setembro estive visitando a Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina - Unesc, para participar de um evento na área de Biologia.
Quando me inscrevi neste evento fui para a Internet pesquisar os pontos turísticos da cidade para visitar nas horas de folga.
Nesta pesquisa me chamou a atenção o Museu de Zoologia da própria Unesc, dai eu pensei que seria difícil achar esse espaço dentro da Universidade, mas para a minha surpresa fica bem na entrada.
Me surpreendi com o espaço... é amplo e super bem organizado.

Os animais taxidermizados são montados em caixas de vidro como se estivessem revivendo seu nicho ecológico, como você pode notar nas imagens abaixo:





 
O Museu também tem um espaço que recebe escolas para promover palestras de conscientização sobre o tráfico de animais, a caça predatória e os atropelamentos (que são a origem da morte desses animais expostos). Depois, os alunos participam da oficina do toque, onde podem ter ótimas experiências sensoriais ao tentar descobrir que animal estão tocando.


Em outro espaço, estão os animais marinhos, inclusive com ossadas de animais que encalharam no litoral catarinense. Chama a atenção a perfeição com que eles foram organizados e o fluxo de alunos que passam a hora do almoço nesse espaço.




Por isso, se for a Criciúma não deixe de visitar o Museu de Zoologia, a entrada é gratuita, pois os animais foram organizados na entrada da reitoria e dos laboratórios de educação da Unesc, o que facilita a circulação.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Vamos plantar uma árvore?

Eu sempre achei muito clichê trabalhar educação ambiental em datas comemorativas. Acredito que a educação ambiental deve ser trabalhada constantemente, no dia-a-dia, com trabalho de formiguinha para conseguir cumprir seu objetivo de conscientizar as pessoas dos problemas ambientais e da necessidade de mudanças no nosso comportamento, para que consigamos preservar o pouco da natureza que ainda resta.
Sou muito mais a favor de usar as datas comemorativas para promover ações voltadas a preservação do meio ambiente. Por isso, no dia da árvore, nada melhor do que plantar árvores. 


Seja os benefícios que elas nos trazem em tempos de poluição e mudanças climáticas:
Hoje, como estava em casa não tinha como ir atrás de uma muda, então minha filha teve a ideia de fazer uma árvore com materiais alternativos e saiu essa com garrafa pet e tubete de papel higiênico.
Além de fácil de fazer ficou linda na decoração do quarto da Sofia e servirá de casa para a Butterfly que ela fez na aula de inglês.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Minhas aulas de ciências...

Após 15 dias sem tempo para o blog, devido as viagens com os alunos e a participação de um evento científico, gostaria de retornar compartilhando um pouco da minha paixão em dar aulas de ciências, bem como das diversas atividades que planejo nas minhas aulas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem.

Gosto muito do livro didático e o uso sempre nas minhas aulas, mas ele não é o único recurso que utilizo. Para mim, ele serve de guia para a programação do conteúdo, para explorar as concepções prévias dos alunos e para sintetizar o conteúdo que é trabalhado na forma de:

*Aulas práticas na sala

* Aulas de laboratório

*Viagens de estudo

*Trabalhos em grupo com confecção de cartazes, maquetes ou vídeos
 
*Organização de palestras

*Visita ao observatório

*Passeios ao Parque da Uva
 


*Dramatizações

*Gincanas

Essas só são algumas das atividades que realizo nas minhas aulas de ciências e dessa forma acredito que contribuo de forma mais significativa com o aprendizado tanto de conceitos científicos quanto na aquisição de valores e na vida dos meus alunos.