sábado, 27 de fevereiro de 2016

Dengue x Zika x Chikungunya

O Brasil por ser um país tropical e subtropical, com clima quente e úmido, apresenta condições ideais para a proliferação de insetos, especialmente mosquitos.
Entre os mosquitos transmissores de doenças, o Aedes aegypti é a espécie que merece maior atenção, pois transmite a dengue, a chikungunya e a zika.


 Além de serem transmitidas pelo mesmo mosquito, a dengue, a chikungunya e a zika são doenças que apresentam alguns sintomas semelhantes, o que pode dificultar o diagnóstico. Entretanto, pequenas diferenças existem e podem ser usadas como critério para a diferenciação.




Para se ter uma ideia, os registros de casos prováveis de dengue, foram 48% maiores até 23 de janeiro do que no mesmo período de 2015, ano em que os casos da doença bateram recorde no país, com 1,6 milhão de registros. Até este momento, o Brasil já acumula 73.872 notificações da doença, ante os 49.857 do ano anterior. Um sinal de que 2016 deve ser um ano de forte epidemia.
O número de infectados pela chikungunya chegaram a 20.662 em 2015, mas os dados de 2016 não foram divulgados.
fonte: Link1 

Com relação ao vírus Zika, muitas informações são desencontradas e muitas dúvidas pairam no ar, mas o que realmente as pesquisas já sabem é que:

fonte: Link2

A melhor forma de combater essas doenças ainda é a prevenção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário