Para entender porque a queima de combustíveis fósseis está causando alterações na temperatura do planeta, vou tentar transcrever minha aula sobre o ciclo do carbono e como as ações humanas tem alterado os padrões da natureza.
As principais fontes naturais de carbono para a atmosfera são a respiração, a decomposição e a atividade vulcânica.
Para manter a quantidade de carbono, em aproximadamente 0,03%, na atmosfera contamos com três sistemas:
1. as plantas, algas e cianobactérias que realizam a fotossíntese.
2. as algas que transformam o CO2 em bicarbonato, e posteriormente em bicarbonato de cálcio, para produzir carbonato de cálcio - utilizado na produção de conchas e esqueletos para animais marinhos. E a fonte de gás carbônico que é eliminado depois pelos vulcões.
3. as bactérias e fungos decompositores não degradam toda a matéria orgânica dos seres vivos e boa parte do carbono que forma o corpo desses seres acaba sendo soterrado e depois de milhares de anos se transformou em um óleo preto, chamado petróleo.
Portanto, o petróleo foi o jeito que a natureza encontrou de enterrar o excesso de CO2 da atmosfera.
Mas por que esse gás causa o aquecimento global?
Além de ser utilizado pelos seres autótrofos como fonte de carbono, o gás carbônico é essencial para manter a temperatura do planeta sempre constante, o que chamamos de efeito estufa.
Dessa forma, apesar de em Santa Catarina temos variações de temperatura de 8º a 30º no mesmo dia, essas variações poderiam ser bem mais bruscas caso o CO2 não retesse parte dos raios infravermelhos emitidos pelo Sol.
Acontece que, o ser humano desde a revolução industrial, tem explorado o petróleo como principal fonte energética. Eliminando na atmosfera o CO2 que a natureza levou milhares de anos para esconder. Em contrapartida, a solução seria reflorestas, ou seja, aumentar a quantidade de árvores capazes de absorver esse excesso de CO2. No entanto, além da queima de combustíveis fósseis estamos também desmatando nossas reservas de maneira avassaladora.
Você pode se perguntar, e o que eu tenho haver com isso?
Pense que se há desmatamento, é porque alguém está comprando a madeira para fabricação de móveis, casas, entre outros. Por isso, é importantíssimo sabermos a origem dos produtos que consumimos e exigir somente aqueles produzidos por empresas que apresentam responsabilidade social e ambiental.
Além disso, pense em como você se relaciona com a água. Aqui na minha rua, falta água todo final de semana, mas passeando pelas ruas, percebe-se que muitas pessoas estão lavando roupa, calçadas e carros. Então a água não acaba na minha casa porque a CASAN não a está tratando, mas porque as casas abaixo da minha a consomem exageradamente, antes dela conseguir encher o reservatório.
Existe um conceito bem interessante chamado pegada ecológica. Que mostra quantos planetas seria necessário haver se todas as pessoas consumissem no mesmo ritmo que VOCÊ.
Para calcular sua pegada ecológica faça o teste no site: http://www.footprintnetwork.org/en/index.php/GFN/page/calculators/
A minha pegada, é de 0,9 planetas. E o que mais eu preciso rever nas minhas atitudes diz respeito ao consumo de alimentos e energia elétrica.
Falando nisso, adorei o tema do ENEM 2014, sobre publicidade infantil. Pensando nas questões ambientais, nós só conseguiremos gerir um planeta sustentável se frearmos com o consumismo. E dessa forma, educar nossos futuros cidadãos da importância do consumo consciente e não excessivo que percebemos que está implantado na nossa cultura.
Percebo que os pais, na ânsia de compensar o tempo, cada vez mais escasso, que passam com os filhos, bem como medo de frustrar as crianças com a palavra NÃO, acabam criando pequenos terroristas consumistas.
Para pensar a respeito fica a dica do documentário, a História das Coisas, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xaglF9jhZLs
Além disso, recomendo este outro vídeo http://planetasustentavel.abril.com.br/noticias/video-nasa-40-anos-desmatamento-amazonia-rondonia-695508.shtml.