quarta-feira, 8 de abril de 2015

A importância das vitaminas

No dia 07 de abril comemoramos o Dia Mundial da Saúde, mas como ontem não tive tempo de falar sobre esse tema, vou postar sobre esse assunto hoje.
Quando se fala em saúde, segundo o Ministério da Saúde, não se está falando somente da ausência de doença, mas do bem estar físico, emocional e social do indivíduo. Pois, não adianta a pessoa estar bem fisicamente, mas enfrentar problemas no trabalho, na escola e isso lhe tirar o sono.

Quando se fala em saúde, são muitos os assuntos que poderíamos abordar por aqui, mas como ontem na Nutrição falamos sobre as vitaminas e encontrei um site muito interessante sobre elas (http://www.cpt.com.br/saude/) decidi aprofundar sobre esse tema.

Para iniciar, tem a música que relaciona as principais vitaminas as doenças causadas pela sua carência:
Sem vitamina C, 
o escorbuto pega você.
E o raquitismo, acontece porque
Falta vitamina D
Quando há cegueira noturna, 
falta vitamina A
Quando há uma hemorragia,
falta vitamina K
Sem vitamina E
o rato não vai ter nenê
E o beribéri acontece porque
falta vitamina B. B1!


Vitaminas são substâncias que em pequenas quantidades auxiliam no funcionamento do organismo. São classificadas em: hidrossolúveis (C e B), pois se dissolvem na água para serem transportadas pelo corpo e precisam ser ingeridas diariamente e lipossolúveis (A, D, E e K), pois são transportadas pelos lipídios.

Para conhecimento, segue agora um pouco sobre cada uma delas:


























Devido a importância que as vitaminas exercem sobre o nosso corpo, muita gente recorre a suplementos. Mas vale lembrar que como a quantidade que precisamos dessas substâncias é muito baixa, uma alimentação balanceada contendo alimentos de diferentes cores e grupos alimentares, já é o suficiente para promover a saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário