Se tem um assunto que me fascina
esse é a astronomia. E por sorte trabalho sobre esse tema com 6º e 9º ano, além
da graduação com os acadêmicos de pedagogia.
Na página de vídeos há bastante
material sobre o Universo, mas todo o conhecimento que temos hoje não seria possível se não tivesse sido enviado ao espaço, no dia 24 de abril de 1990, o telescópio Hubble.
Tem gente que pode pensar que ele está fora da atmosfera da Terra, mas não. A atmosfera tem aproximadamente 1000km de extensão e é dividida em 5 camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, ionosfera e exosfera.
Para você ter uma ideia, a troposfera é a camada com 12km que contém a vida e os fenômenos meteorológicos. Já na estratosfera está a camada de ozônio. Mas é a 559 Km, na exosfera que se encontra o telescópio Hubble.
A vantagem do Hubble com relação aos telescópios terrestres é que ele não sofre interferência dos gases que formam a atmosfera, que são muito mais concentrados nas camadas inferiores.
Mas como a gravidade da Terra não puxa ele de volta, para o seu centro? Pois ao ser colocado em órbita o Hubble está em movimento, a uma velocidade de 7,5Km/s.
Para acompanhar toda a história, as imagens e todas as missões espaciais para consertar esse aparelho, visite o site: http://hubblesite.org/
Para entender como ele funciona, acesse: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-funciona-o-telescopio-espacial-hubble
Mas, para comemorar o aniversário desse telescópio que será substituído em 2018, pelo telescópio James Webb, trago agora as minhas imagens preferidas feitas pelo HUBBLE.
Todo o conhecimento adquirido a partir das fotos tiradas pelo Hubble só nós faz pensar o quão pequenos somos diante do Universo.
Imagens espetaculares, pena que o Hubble está quase se aposentando, mas o James Weeb com certeza imagens incríveis assim como assim ou talvez até melhores já que vai ser um telescópio mais avançado que o Hubble. E aliás a matéria ficou fantástica, meus parabéns!
ResponderExcluirPs: James Webb.
Excluir