quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Reaproveitamento da água em residências

 Desde meu ensino fundamental ouço falar em crise da água, que a água potável irá acabar... mas nunca estivemos tão próximo de vivenciar essa situação. E como diz o dito popular "o brasileiro deixa tudo para última hora", então chegou o momento em que teremos que mudar muitos hábitos com relação ao uso que fazemos da água.

Nesse sentido, trago hoje esse post com sugestões de mudança na infraestrutura da casa para reaproveitar a água utilizada. Essas dicas são ideais para quem vai construir ou reformar. No meu caso, como esse ano irei reformar a casa, principalmente a lavanderia, quero implementar essas sugestões.
Olha que sugestões bacanas para reaproveitar a água do banheiro, tanto do chuveiro, quanto da pia para usar no vaso sanitário.


A água da máquina de lavar também deve ser reaproveitada. Tenho uma máquina de 8kg e estes dias tive que enchê-la com balde, fiquei horrorizada com os 10 baldes com água que tive que colocar nela para enchê-la somente até a metade. Portanto, na minha nova lavanderia utilizarei um esquema desses para reaproveitar essa água, para lavar calçadas, o carro, calçados, etc...


Um sonho de consumo meu é utilizar a água da chuva. Em Santa Catarina a precipitação média é de 2500mm de chuva por ano, o que proporciona muita água para ser reutilizada. Existem opções simples de coleta e outras que mexem na infraestrutura da casa.




Por fim, fica aquelas dicas que a gente ouve desde pequenos, mas não custa nada lembrar...


segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Já pensou em uma festa de aniversário com o tema Biologia Celular?

Eu que sou mãe de menina, adoro organizar a festa de aniversário dela em todos os seus detalhes. A festa desse ano, em que completará 5 anos, terá como temática a "Princesinha Sofia".

No entanto, hoje me chamou a atenção uma reportagem, disponível em:https://br.noticias.yahoo.com/blogs/guy-franco/convite-para-uma-festa-de-aniversario-infantil-115025185.html, onde os pais, preocupados com os estereótipos e as discriminações de gênero, resolveram fazer uma festa com o tema BIOLOGIA CELULAR. E eu achei muito inovador.
Fui pesquisar sugestões de decoração, mas não existe nada na internet. Tudo precisaria ser criado. Com base, nas maquetes que os alunos fazem na escola, já da para ter uma ideia de sugestão para bolo e pizza.




Mas o que mais me chamou a atenção, foi a idade do aniversariante: 3 ANOS. Ou seja, uma festa de aniversário para uma criança de três anos, com uma temática científica, fantasias de ribossomos, mitocôndrias, entre outros, estariam circulando pela festa e os presentes teriam que ser o mais neutro possível, sem bonecas, roupas coloridas ou brinquedos com caráter sexista. Até no embrulho do presente eles sugerem como deva ser.
A ideia dos pais, é não reforçar a identidade de gênero da filha, a fim de que ela opte por aquilo que queria ser.



No entanto, só saberemos se esse tipo de educação trará vantagens ou traumas para a criança no futuro.
Porém, eu sou apaixonada pela feminilidade e pela delicadeza, pelos detalhes. Fui educada assim e sou feliz e é assim que educo minha filha. Ela já sabe que minha cor preferida é azul e que seu pai tem camisas cor-de-rosa, portanto ela já compreendeu que não existe cor de menina e cor de menino. Ela brinca de boneca da mesma forma que brinca de carrinho. Dessa forma, acredito que o diálogo e o exemplo são a melhor forma de se construir uma vida que valorize a vida e não a discriminação de gênero.


sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Dietas pioram em todo o mundo. Como está a sua?

Se a poucos anos atrás a fome era a grande preocupação no mundo, agora assistimos a uma inversão de padrões, onde o número de pessoas obesas cresce muito e a qualidade da alimentação decaiu consideravelmente.

Não que a fome tenha sido erradicada, ainda é um problema grave de saúde pública, mas essa ocorre muito mais pela má distribuição dos alimentos do que necessariamente a falta de alimentos, como era a preocupação de Maltus (1766-1834), pelo menos por enquanto.

Com relação a má alimentação da população mundial, trago hoje um post referente a reportagem publicada no site: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/planeta-urgente/dietas-pioram-em-todo-o-mundo/?utm_source=redesabril_psustentavel&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_psustentavel_planetaurgente


Não é segredo para ninguém que em muitos países do mundo, tanto desenvolvidos quanto em desenvolvimento, as pessoas se alimentam de enorme porções de comida cheias de gordura, açúcar e sal – além de aditivos tóxicos – levando obesidade e uma série de outras doenças a níveis epidêmicos. Há dietas alternativas de todo o tipo, mas não são suficientes.


De qualquer modo, até agora dados não eram suficientes para avaliar em detalhe a situação. Sabe-se muito mais sobre segurança alimentar e a fome. Agora, uma equipe de pesquisadores terminou a dura tarefa de reunir informações de 88,7% da população adulta de 325 estudos, avaliando se as dietas melhoraram ou pioraram de 1990 a 2010.



As notícias não são no geral boas. Algumas pessoas – mais velhas, mulheres e parte dos habitantes do mundo desenvolvido – aumentaram seu consumo de dez alimentos e substâncias saudáveis, mas este efeito foi ultrapassado pelo crescimento da ingestão de sete alimentos não saudáveis, particularmente entre os mais jovens, homens, populações de média renda e moradores de países pobres, segundo o trabalho publicado semana passada no Lancet Global Health.


“Os programas internacionais de alimentos têm focado tradicionalmente a insegurança alimentar e a deficiência de micronutrientes, mas os problemas causados à saúde por doenças crônicas não comunicáveis estão agora ultrapassando a subnutrição em quase todas as regiões do mundo”, escreveram os autores.




Os dez alimentos saudáveis são grãos integrais, frutas, vegetais, peixes, castanhas e sementes, feijão e legumes, leite, fibras, gordura polinsaturada e ômega. Os não saudáveis são bebidas adoçadas, carnes vermelhas não processadas, carnes processadas, gorduras saturadas, gorduras trans, colesterol e sódio.


Algumas das melhoras mais notáveis foram observadas na Mongólia, América Latina e Caribe. Há problemas sérios na Bósnia, Armênia e República Dominicana, informa o US News and World Report.


Uma pesquisa, realizada com jovens brasileiros em 2012 constatou que esses fazem poucas refeições por dia, ingerem muitos doces e refrigerantes diariamente e não comem frutas e verduras.


 Para uma alimentação saudável é essencial preparar porções que contenham:

Contemplem a quantidade de porções como preconizado pela pirâmide alimentar.

E seguir os 10 passos para uma alimentação saudável...

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Hoje é o Dia Mundial dos Gatos

Desde pequena sempre tive cachorros como animais de estimação, porque era isso que minha mãe deixava ter. Mas depois de casada, entrei em um impasse com meu marido que sempre teve gato e não queria adotar um cachorro como bichinho de estimação.
Depois de muito tempo, conversando com uma amiga que tinha uma gata e ela me falava das proezas desta, resolvi adotar um de seus filhotes. E foi amor a primeira vista.

Desde então, já passaram vários gatos aqui em casa e apesar de ter tentado cuidar de cachorro, não me adapto mais a vida agitada desses bichanos.

Os gatos são mais independentes e carinhosos sem invadir o nosso espaço. Os meus, que já tem 7 e 6 anos, se "comunicam" perfeitamente comigo, ou seja, eu sei quando querem água, comida, passear, quando estão bravos, querem brincar, ou avisar que tem gente desconhecida chegando em casa. O miado de que trouxeram "presentes" também é diferente. E enquanto estou aqui escrevendo esse post, os dois estão do meu lado me permitindo acariciá-los, vendo-os dormir e descarregando qualquer energia negativa que possa ter.


Hoje, dia 17 de fevereiro, é considerado por uma organização italiana de defesa aos animais, o Dia Mundial do Gato. Uma forma de promover a adoção e conscientizar contra as perseguições e maus tratos que esses animais sofrem.
A própria evolução nos mostra a esperteza desses animais, que a mais de 10.000 anos se domesticaram sozinhos, em busca de comida e carinho.
Para mais informações leia: http://www.mundodosanimais.pt/gatos/historia-domesticacao-do-gato/

No entanto, é muito importante castrar esses animais devido a sua rápida proliferação.

Além disso, entre as vantagens da castração pode-se citar:


Portanto, se tiver a possibilidade eu recomendo a adoção de um gato.


Para finalizar, fica a dica de leitura para reconhecer se o seu gato te ama: http://ronronar.com/como-cuidar/10-sinais-que-dizem-que-seu-gato-ama-voce?utm_source=facebook.com&utm_medium=social&utm_campaign=Ronronar+-+10-sinais-que-dizem-que-seu-gato-ama-voce


segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

A era tecnológica na educação


Sempre acompanhei, com muito interesse, as discussões acerca do uso das tecnologias digitais em sala de aula. Os alunos, da geração Z, nativos digitais, estão cada vez mais desinteressados pela escola e pelo modo tradicional como as aulas são geridas.


Pensando na motivação desses alunos e na busca por agregar as novas tecnologias na sala de aula, muitas escolas já apresentam tablets, computadores, lousas digitais, e-books, smartphone, vídeos, data shows, software, entre vários recursos tecnológicos.

No entanto, semana passada, me chamou a atenção uma matéria da revista digital BBC Brasil, com o título "Falta de escrever a mão pode prejudicar o desenvolvimento cerebral das crianças". Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2015/02/150212_gch_criancas_teclados_fn.shtml?ocid=socialflow_facebook%3FSThisFB&fb_ref=Default

Já destacamos, em um post anterior, como o uso sem limites de tais recursos pode atrapalhar o desenvolvimento cognitivo das crianças, mas a reportagem traz uma pesquisa desenvolvida nos Estados Unidos, com base na análise dos caminhos cerebrais que a aprendizagem ocorre quando a criança é estimulada a copiar letras à mão ou a usar computadores.

O resultado mostrou que as crianças que escreviam à mão tinham mais áreas do cérebro ativadas, especialmente as da leitura, mesmo sem serem alfabetizadas ainda. Este fato deve estar relacionado com o aprimoramento da coordenação motora fina, que estimula áreas específicas do cérebro.
Dessa forma, fica evidente que é importante a introdução das tecnologias digitais em sala de aula, mas nada substituirá o caderno, o lápis e a caneta a nível cognitivo.