segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Já pensou em uma festa de aniversário com o tema Biologia Celular?

Eu que sou mãe de menina, adoro organizar a festa de aniversário dela em todos os seus detalhes. A festa desse ano, em que completará 5 anos, terá como temática a "Princesinha Sofia".

No entanto, hoje me chamou a atenção uma reportagem, disponível em:https://br.noticias.yahoo.com/blogs/guy-franco/convite-para-uma-festa-de-aniversario-infantil-115025185.html, onde os pais, preocupados com os estereótipos e as discriminações de gênero, resolveram fazer uma festa com o tema BIOLOGIA CELULAR. E eu achei muito inovador.
Fui pesquisar sugestões de decoração, mas não existe nada na internet. Tudo precisaria ser criado. Com base, nas maquetes que os alunos fazem na escola, já da para ter uma ideia de sugestão para bolo e pizza.




Mas o que mais me chamou a atenção, foi a idade do aniversariante: 3 ANOS. Ou seja, uma festa de aniversário para uma criança de três anos, com uma temática científica, fantasias de ribossomos, mitocôndrias, entre outros, estariam circulando pela festa e os presentes teriam que ser o mais neutro possível, sem bonecas, roupas coloridas ou brinquedos com caráter sexista. Até no embrulho do presente eles sugerem como deva ser.
A ideia dos pais, é não reforçar a identidade de gênero da filha, a fim de que ela opte por aquilo que queria ser.



No entanto, só saberemos se esse tipo de educação trará vantagens ou traumas para a criança no futuro.
Porém, eu sou apaixonada pela feminilidade e pela delicadeza, pelos detalhes. Fui educada assim e sou feliz e é assim que educo minha filha. Ela já sabe que minha cor preferida é azul e que seu pai tem camisas cor-de-rosa, portanto ela já compreendeu que não existe cor de menina e cor de menino. Ela brinca de boneca da mesma forma que brinca de carrinho. Dessa forma, acredito que o diálogo e o exemplo são a melhor forma de se construir uma vida que valorize a vida e não a discriminação de gênero.


Nenhum comentário:

Postar um comentário