segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

A era tecnológica na educação


Sempre acompanhei, com muito interesse, as discussões acerca do uso das tecnologias digitais em sala de aula. Os alunos, da geração Z, nativos digitais, estão cada vez mais desinteressados pela escola e pelo modo tradicional como as aulas são geridas.


Pensando na motivação desses alunos e na busca por agregar as novas tecnologias na sala de aula, muitas escolas já apresentam tablets, computadores, lousas digitais, e-books, smartphone, vídeos, data shows, software, entre vários recursos tecnológicos.

No entanto, semana passada, me chamou a atenção uma matéria da revista digital BBC Brasil, com o título "Falta de escrever a mão pode prejudicar o desenvolvimento cerebral das crianças". Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2015/02/150212_gch_criancas_teclados_fn.shtml?ocid=socialflow_facebook%3FSThisFB&fb_ref=Default

Já destacamos, em um post anterior, como o uso sem limites de tais recursos pode atrapalhar o desenvolvimento cognitivo das crianças, mas a reportagem traz uma pesquisa desenvolvida nos Estados Unidos, com base na análise dos caminhos cerebrais que a aprendizagem ocorre quando a criança é estimulada a copiar letras à mão ou a usar computadores.

O resultado mostrou que as crianças que escreviam à mão tinham mais áreas do cérebro ativadas, especialmente as da leitura, mesmo sem serem alfabetizadas ainda. Este fato deve estar relacionado com o aprimoramento da coordenação motora fina, que estimula áreas específicas do cérebro.
Dessa forma, fica evidente que é importante a introdução das tecnologias digitais em sala de aula, mas nada substituirá o caderno, o lápis e a caneta a nível cognitivo.


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