quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Reaproveitamento da água em residências

 Desde meu ensino fundamental ouço falar em crise da água, que a água potável irá acabar... mas nunca estivemos tão próximo de vivenciar essa situação. E como diz o dito popular "o brasileiro deixa tudo para última hora", então chegou o momento em que teremos que mudar muitos hábitos com relação ao uso que fazemos da água.

Nesse sentido, trago hoje esse post com sugestões de mudança na infraestrutura da casa para reaproveitar a água utilizada. Essas dicas são ideais para quem vai construir ou reformar. No meu caso, como esse ano irei reformar a casa, principalmente a lavanderia, quero implementar essas sugestões.
Olha que sugestões bacanas para reaproveitar a água do banheiro, tanto do chuveiro, quanto da pia para usar no vaso sanitário.


A água da máquina de lavar também deve ser reaproveitada. Tenho uma máquina de 8kg e estes dias tive que enchê-la com balde, fiquei horrorizada com os 10 baldes com água que tive que colocar nela para enchê-la somente até a metade. Portanto, na minha nova lavanderia utilizarei um esquema desses para reaproveitar essa água, para lavar calçadas, o carro, calçados, etc...


Um sonho de consumo meu é utilizar a água da chuva. Em Santa Catarina a precipitação média é de 2500mm de chuva por ano, o que proporciona muita água para ser reutilizada. Existem opções simples de coleta e outras que mexem na infraestrutura da casa.




Por fim, fica aquelas dicas que a gente ouve desde pequenos, mas não custa nada lembrar...


Nenhum comentário:

Postar um comentário