segunda-feira, 2 de março de 2015

Saúde x Alimentação x Corpo perfeito



Semana passada iniciaram as aulas na graduação, UNOESC - Videira/SC, e como esse semestre estou lecionando nos cursos de Nutrição, Cosmetologia e Estética, Educação Física, entre outros, trago o post de hoje para mostrar que, especialmente, uma alimentação saudável é capaz de proporcionar uma pele bonita e um corpo perfeito.


No site:  http://www.curiosidademind.com.br/6-poderosos-alimentos-antienvelhecimento/
a nutricionista Caroline Comin apresenta os alimentos que auxiliam na beleza da pele, pois agem no combate aos radicais livres.


UVA - Rica em vitaminas, minerais e fibras, a fruta pode melhorar a digestão e proporcionar a sensação de saciedade. Também é fonte de resveratrol e flavonóides – potentes antioxidantes responsáveis por inibir a formação de radicais livres e retardar o envelhecimento das células.

GOJI BERRY - Proveniente da Ásia, a frutinha é rica em fibras e Vitamina C, potente antioxidante no combate à formação de radicais livres. O alimento também é um famoso aliado das dietas e capaz de equilibrar os níveis de colesterol.


BATATA-DOCE - Famosa entre os praticantes de atividades físicas (especialmente da musculação), a batata-doce apresenta baixo índice glicêmico, é rica em fibras, ferro, vitaminas A, C e E. Também apresenta antocianina, um antioxidante abundante no amido e que pode reduzir a formação de radicais livres e combater o envelhecimento precoce.

BRÓCOLIS - Com grandes quantidades de Vitamina C, beta-caroteno e isocianatos, o brócolis é um potente antioxidante. Também apresenta grandes quantidades de magnésio, responsável por reduzir a pressão arterial.


AÇAFRÃO - Também conhecido como cúrcuma ou gengibre amarelo, o açafrão-da-terra conta com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, além de propriedades anticancerígenas e efeitos anti-inflamatórios.

ALECRIM - As propriedades anti-inflamatórias presentes no alecrim têm o poder de inibir a enzima responsável por dores e inflamações no corpo. A erva também é rica em antioxidantes e uma eficaz forma de prevenir doenças degenerativas como o Alzheimer.


Com auxílio de uma boa alimentação, é possível perceber as diferenças na pele.


 

ABACATE - Rico em gordura do bem, essa fruta tem o poder de amenizar o aumento das células gordurosas entre os órgãos abdominais. Traz ainda uma substância que contribui para equilibrar os níveis de cortisol.  Esse hormônio em excesso emperra a dieta e infla os pneuzinhos. O ideal é consumir três colheres de sopa por dia sem açúcar.

EXERCÍCIOS LOCALIZADOS – Esses exercícios utilizam gordura fornecida pela corrente sanguínea e não pelo tecido adiposo da região que está sendo trabalhada. O que é possível com esse tipo de exercícios é fortalecer a musculatura da área treinada. Com a musculatura tonificada, a região fica mais "durinha", o que pode melhorar a aparência, mas sozinhos não garantem uma barriga sequinha.
 
BEBIDAS FERMENTADAS - Por serem ricas em açúcar, cervejas e chopes, facilitam o acúmulo de açúcar na região abdominal. Além disso, o chope contém glúten que é uma proteína que causa distensão abdominal, tornando a barriguinha mais protuberante.

TEMPEROS - Com ação termogênica, especiarias como canela, gengibre, pimenta e mostarda elevam a temperatura do organismo acelerando o metabolismo em até 20%. Por causa da capsaicina (substância responsável pelo sabor picante), as pimentas também ajudam a controlar o desejo de doce. Dica de como consumir: a pimenta vermelha (3 gramas/dia), o gengibre (1 colher de chá/dia) e a mostarda (2 colheres de chá/dia) realçam o sabor de carnes, refogados e molhos de salada.


JEJUM PROLONGADO - Ficar muito tempo sem comer aguça a vontade de comer carboidratos como pães, biscoitos bolos, e esses produtos possuem muito açúcar que estimula a produção de insulina, hormônio responsável pelo acumulo de gordura abdominal. O ideal é comer de três em três horas, e produtos com baixo índice glicêmico para não estimular a produção de insulina.

ESTRESSES - A elevação na produção de hormônio cortisol durante um período de estresse aumenta a deposição de gordura principalmente na região abdominal


Já a nutricionista Caroline Ribeiro, no site: http://www.animale.com.br/territorioanimale/beleza/conheca-os-alimentos-que-ajudam-a-emagrecer/#.VPRwZOHMJWA, traz os alimentos indispensáveis para quem quer emagrecer.


CHÁ VERDE - Para fazer efeito tem que tomar quatro xícaras por dia, mas como muitos não gostam do sabor, fica mais fácil consumir em cápsulas. Só não é indicado para quem é hipertenso e as pessoas que têm dificuldade para dormir devem consumir até 16 horas.

CHÁ DE HIBISCO - Esse sim é uma delícia! Tomar quatro xícaras ao longo do dia, quente ou gelado é tarefa fácil. Além do que é uma ótima saída para quem tem vontade de beliscar durante o dia. Para cada litro de água filtrada, usar uma colher de sopa bem cheia da flor desidratada, que pode ser encontrada em lojas de produtos naturais.

GENGIBRE (Novamente ele) -  Vale tomar logo pela manhã batido em um suco verde. Exemplo: uma maçã batida no liquidificador com uma folha de couve manteiga + uma colher de chá de gengibre (ou mais se for do seu gosto). Essa é uma forma rápida e que ainda leva o consumo de mais dois alimentos que ajudam a emagrecer. A couve é rica em Magnésio (mineral anti-obesidade) e a maçã contém uma fibra chamada pectina que além de fornecer saciedade, ajuda a varrer as toxinas do organismo.
Dica: Para quem não encara o suco verde, pode ralar o gengibre na salada ou na sopa, no feijão ou até mesmo tomar chá (neste caso pode ser sozinho ou misturado com o chá de hibiscus para aumentar ainda o seu potencial).
Eu gosto muito do gengibre no suco de abacaxi com hortelã e na água gelada.

ÔMEGA 3 -  A sardinha que quase todo mundo despreza é uma das campeãs na concentração de Ômega 3. Só não vale consumir frita… A linhaça também contém Ômega 3 e ainda possui fibras que também ajudam o intestino a funcionar melhor. Pode ser consumida com uma fruta, tipo banana amassada ou papaia ou até acrescentada àquele suco verde citado anteriormente (usar uma colher de sopa).

PIMENTA VERMELHA -  Essa vai aos poucos… Misturada na comida, cada vez a sua tolerância ao sabor ardido vai ficando maior e você vai aumentando o seu consumo. Ela também é um excelente anti-inflamatório natural.

PIMENTÃO -  Pode ser consumido na comida do dia a dia, cru, em molho à campanha para a salada, carne ou frango, batido na sopa, grelhado ou pimentão recheado com carne moída.

CANELA - Sugestão: Consumir com banana cortada em rodelinhas com canela cozida por um minuto no micro-ondas, ou com compota de maçã cozida com um pouquinho de mel, ou abacaxi assado com canela… Fica uma sobremesa deliciosa, light e fácil de fazer!


Espero que tenham gostado dessas dicas, mas não deixem de ler as postagens sobre meio ambiente também, pois se não começarmos a agir a favor dele, não teremos mais água, comida e ar e qualidade e dai, sem isso também não haverá saúde. #ficaadica.





Nenhum comentário:

Postar um comentário