Se tem um problema que me preocupa muito, seja no ensino fundamental, ensino médio ou no ensino superior é o analfabetismo funcional.
Fruto de uma educação voltada à memorização em detrimento a interpretação e resolução de problemas, o analfabetismo funcional é caracterizado pela dificuldade em compreender textos curtos, localizar informações, lidar com cálculos complexos e produzir textos.
Dados do INAF (Indicador de Analfabetismo Funcional) Brasil 2009, indica que 15% dos adolescentes entre 15 e 24 anos é considerado analfabeto funcional.
Já o Inaf, feito em 2012,
apontou que 38% dos estudantes universitários seriam analfabetos
funcionais, através de pesquisa com 2 mil pessoas.
Esse problema, é um entrave para o crescimento do país, uma vez que acaba gerando
falta de mão de obra qualificada em todos os
setores da economia.
Como solução para minimizar esse problema, no ensino superior, pode-se sugerir:
- as aulas de nivelamento, que também compõem as disciplinas básicas do curso.
- reuniões do professores universitários com coordenadores pedagógicos, a fim de criar ações específicas.
- incentivo a leituras, utilização da biblioteca e resolução de estudos de caso.
Selecionei algumas tirinhas para ilustrar o problema:
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