quarta-feira, 3 de junho de 2015

Você sabe o que é educação ambiental?

A Educação Ambiental é um termo bastante discutido desde a década de 1970, quando a partir do livro “ Primavera Silenciosa” de Rachel Carson, que alertava sobre os efeitos danosos dos pesticidas sobre os seres humanos é que estes passaram a pensar em como as suas ações estavam prejudicando o meio ambiente e a própria espécie humana.

O conceito de Educação Ambiental (EA) é bem abrangente. Por Lei nº 9795/1999, art 1º (Da Política Nacional de Educação Ambiental):

"Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade."

Já na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96).

A Educação Ambiental é uma dimensão da educação, é atividade intencional da prática social, que deve imprimir ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos, visando potencializar essa atividade humana com a finalidade de torná-la plena de prática social e de ética ambiental.”

Portanto, não se compreende a EA como uma disciplina curricular ou como exclusividade da escola. Espaços formais e informais de educação devem promover a conscientização ambiental e na escola, este tema, deve permear todos os componentes curriculares.

Para reforçar a importância da EA, em 2012 foi instituido o dia 03 de junho, como o Dia Nacional da Educação Ambiental.


Mas pensar em educação ambiental, não se restringe ao fato de ensinar os alunos a separar o lixo ou jogar o lixo da lixeira, como vejo por ai. É mostrar as pessoas como as suas ações afetam a vida no planeta e fazer com que elas tomem consciência de que precisam mudar certas atitudes como o consumismo, a produção excessiva de lixo seco, o desperdício de alimentos, a falta de preocupação com a fome e a pobreza ao seu redor, entre tantas outras ações.






2 comentários: