segunda-feira, 8 de junho de 2015

No que vale a pena investir nosso dinheiro?

Você não tem a impressão de que o tempo está passando muito rápido? Afinal de contas já estamos na metade de outro ano e o que você fez realmente de importante desde que o ano começou?

Parece-me que estamos escravizados pelo dinheiro, ou seja, estamos trabalhando mais, para poder ganhar mais dinheiro, para poder ter mais condições de comprar coisas que nos farão felizes, mas em compensação, temos menos tempo para curtir as coisas que realmente nos fazem bem.

Essa reflexão, me fiz hoje logo cedo ao ler um artigo que alguém compartilhou no face, disponível em: http://thesecret.tv.br/2015/04/5-coisas-com-as-quais-voce-deve-e-nao-deve-gastar-dinheiro/

 5 coisas que você não deve gastar dinheiro

1. eletrônicos
2. modismos de decoração
3. carros
4. a moda mais recente
5. jóias

Muitas dessas coisas, são planejadas para que tenham uma vida útil muito curta, é a chamada obsolescência planejada e a obsolescência perceptiva. Na primeira, os objetos, como eletrônicos e carros, são criados em uma velocidade tão grande que a cada seis meses é lançado um produto novo no mercado, com algum detalhe tecnológico a mais que dá a impressão de que o celular ou o computador que você tem, por exemplo, são super ultrapassados.

Já na segunda, a obsolescência perceptiva,  mantém com que os artigos menos perecível, que incluem a moda em roupas, calçados, joias e decoração, sejam constantemente alterados para que as pessoas percebam se você contribui ou não para o consumo do planeta. Ou seja, as botas de franja, que estavam super na moda em algum ano, atualmente são sinônimos de cafonice. E isso ocorre com colares, brinques, roupas, maquiagem entre tantas outras coisas.

A minha estratégia para escapar dessa cilada é simplesmente não comprar nada que esteja na MODA. Compro peças clássicas, que eu tenho certeza que daqui a 10 anos ainda serão sinônimos de bom gosto. O que garante que o meu guarda-roupa não tenha tantas peças e que sejam substituídas somente quando não servirem mais.

5 coisas que você deve gastar dinheiro.

1. Educação
2. Viagens
3. Música
4. Livros
5. Comida

Gastar dinheiro com educação, cursos, viagens à eventos, a passeio, investir em um curso para aprender outro língua, para aprender a tocar alguns instrumento, com livros ou com experiências gastronômicas lhe darão CONHECIMENTO e MEMÓRIAS, que poderão ser compartilhadas ao longo de toda a sua vida e principalmente, constituirão o modo como você vê a vida. Além, é claro, que serem menos danosas ao meio ambiente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário